sábado, 15 de abril de 2017

13 Reasons Why



Bom, para a volta do blog, após um ano parado, vamos falar sobre 13 Reasons Why, também conhecida como "Os 13 Porquês".
A série é baseada no livro de mesmo nome publicado em 2007 pelo escritor Jay Asher que alcançou o primeiro lugar no New York Times bestseller em Julho de 2011. A série foi lançada em 31 de Março deste ano (2017), adaptada por Brian Yorkey para a Netflix e conta com a artista teen atriz, cantora, compositora e estilista Selena Gomez em sua equipe de produção.
A história gira em torno do suicídio da adolescente de 17 anos, Hannah Baker que sofria de depressão, causada por suas más experiências durante o ensino médio. Ela, antes de cometer o ato, deixou registrado em 13 fitas cassete os motivos que a levaram a isso e a série mostra como um dos motivos, Clay Jensen, reage às fitas, o efeito que elas causam em cada um dos "porquês", o sofrimento de Hannah quando viva e também de seus pais após sua morte.
Tanto a série quanto o livro trazem a tona o empoderamento sobre bullying, suicídio, preconceito, assédio, abuso psicológico e físico, empatia e depressão - que é um problema extremamente comum atualmente ao qual, muitas vezes, as pessoas não dão importância, porém não deixa de ser uma doença muito séria que precisa ser tratada o quanto antes. Mostra o impacto que certas ações, tantos boas quantos ruins, podem ter nas pessoas e os problemas que pode causar, como uma simples demonstração de que se importa pode impedir uma tragédia ou como não demonstrar pode causar a mesma.
A série mostra com realismo a forma como os fatos geralmente acontecem e, ao contrário do que já ouvimos por aí, ela não romantiza o suicídio, longe disso, mostra a dor e o nível de desespero de uma pessoa que faz isso e como é bom procurar ajuda ou observar se alguém próximo está passando por algo parecido e dar apoio a essa pessoa, mostra o efeito que o suicídio tem nas pessoas que ficam e que tirar a própria vida não é uma opção.
Então, por todos esses motivos citados acima, recomendamos que todos assistam a série, ela está disponível na Netflix e tem 13 episódios, cada episódio com aproximadamente 50mins.
A essa altura do campeonato você, caro leitor, muito provavelmente, já assistiu a série ou leu o livro, ou os dois mas, caso não tenha assistido a série aqui está um dos trailers (legendado):



Nenhum comentário:

Postar um comentário